Como funciona o sistema de Curso/Radial no VOR:

Uma das maiores dificuldades que os iniciantes têm com o VOR é que, ao contrário do ADF, suas indicações não dependem da proa da aeronave. Será falado sobre isso mais tarde. O princípio para aproximar voando um determinado CURSO (equivalente ao QDM do ADF) é o seguinte: Cada radial do VOR é verdadeiramente um caminho eletrônico fixo no espaço, definido por modulação espacial de um sinal fixo de referência e outro sinal variável. Cada grau dos 360 dessa variação é enxergado e medido pelo comparador de fases do receptor de bordo. Essas diferenças de fase são traduzidas em graus no OBI. Portanto, a modulação está na "mente" do receptor de bordo e não diretamente no espaço. É por essa faculdade do VOR que as radiais e cursos independem da proa
Vamos supor que foi selecionado no OBI o CURSO 360 (Norte).Atenção: Todas as informações do VOR são em relação ao NORTE MAGNÉTICO. Para cada curso selecionado do OBI o VOR reconhece 6 zonas distintas (Na verdade isso é um artifício didático):

Vamos analisar a indicação que aparecerá no VOR para uma aeronave que esteja em cada um dos 6 setores: Prestem atenção no fato de que a INDICAÇÃO DO VOR NÃO DEPENDE DA PROA DA AERONAVE !!!! Isso significa que para QUALQUER PROA que a aeronave esteja mantendo, teremos a mesma indicação do VOR. Isso é de extrema importância que seja compreendido, conforme veremos mais tarde.

SETOR 1:

Caso a aeronave esteja neste setor, a indicação no VOR, caso esteja selecionado no OBI o rumo 360, será a seguinte:

A aeronave está à ESQUERDA da RADIAL selecionada (o CDI está deflexionado para a DIREITA) e se estiver com a proa de 360 graus, estará se AFASTANDO do VOR (FROM). Para voltarmos a radial, deveremos agir da mesma maneira que na interceptação de QDR. Vire para a DIREITA proa 30 graus MAIOR que a radial selecionada (no nosso caso proa 030) e aguarde que o CDI esteja centrado. Quando centrar, vire para a ESQUERDA proa 360. Note que não foi necessário nenhum cálculo com a proa da aeronave para saber a hora de retornar a proa 360.

SETOR 2:

Caso a aeronave esteja neste setor, a indicação do VOR, caso esteja selecionado no OBI o rumo 360 será a seguinte:

A aeronave está exatamente sobre a rota selecionada (o CDI está centrado) e o indicador TO/FROM está indicando FROM. Isso significa que ela está na RADIAL 360 do VOR. Se a aeronave estiver com proa 360 e não houver vento para desviá-la, ela se afastará do VOR naquela radial. O indicador TO/FROM em FROM significa que o rumo escolhido é um rumo de AFASTAMENTO do VOR (RADIAL). Se quiséssemos voar em direção ao VOR deveríamos colocar no OBI o rumo 180, que é a recíproca de 360, aí o indicador iria para TO, mas o CDI continuaria centrado.

SETOR 3:

Caso a aeronave esteja neste setor, a indicação no VOR, caso esteja selecionado no OBI o rumo 360, será a seguinte:

A aeronave está a DIREITA da radial selecionada (o CDI está deflexionado para a ESQUERDA) e se estiver com uma proa de 360 graus, estará se AFASTANDO do VOR (FROM). Para voltarmos a radial, deveremos agir da mesma maneira que na interceptação de QDR. Vire para a ESQUERDA proa 30 graus MENOR que a radial selecionada (no nosso caso proa 330) e aguarde que o CDI esteja centrado. Quando centrar, vire para a DIREITA proa 360. Note que não foi necessário nenhum cálculo com a proa da aeronave para saber a hora de retornar a proa 360.

SETOR 4:

Caso a aeronave esteja neste setor a indicação do VOR, caso esteja selecionado no OBI o rumo 360 será a seguinte:

A aeronave está à ESQUERDA do CURSO 360. Veja que agora o indicador TO/FROM está em TO. A aeronave está a ESQUERDA do CURSO selecionado (o CDI está deflexionado para a DIREITA) e que o rumo 360 agora é um rumo de aproximação do VOR (CURSO). Caso seja mantida a proa 360, a aeronave irá em direção ao VOR, mas passará à sua esquerda. Será discutido mais tarde como retornar à radial neste caso.

SETOR 5:

Caso a aeronave esteja neste setor a indicação do VOR,caso esteja selecionado no OBI o rumo 360 será a seguinte:

A aeronave está exatamente sobre o CURSO 360. A aeronave está exatamente sobre a rota selecionada (o CDI está centrado) e o indicador TO/FROM está indicando TO. Isso significa que ela está no CURSO 360 do VOR. Se a aeronave estiver com proa 360 e não houver vento para desviá-la, ela se aproximará do VOR naquele curso. O indicador TO/FROM em TO significa que o rumo escolhido é um rumo de APROXIMAÇÃO do VOR (CURSO).

SETOR 6:

Caso a aeronave esteja neste setor a indicação do VOR, caso esteja selecionado no OBI o rumo 360 será a seguinte:

Veja que agora o indicador TO/FROM está em TO. A aeronave está a DIREITA do CURSO selecionado (o CDI está deflexionado para a ESQUERDA) e que o rumo 360 agora é um rumo de aproximação do VOR (CURSO). Caso seja mantida a proa 360, a aeronave irá em direção ao VOR, mas passará à sua direita. Será discutido mais tarde como retornar ao curso neste caso.


Próximo

VOLTAR